A frase “velocidade tem limite” é uma das que mais escutamos no trânsito, mas embora tendo limite por que este limite não é respeitado? Não podemos esperar ações conscientes de outras pessoas se nós mesmos não agimos de forma consciente e não respeitamos coisas simples como dirigir dentro dos limites compatíveis da via.
Seria um erro pensar que somente o outro tem que fazê-lo, por isso, mais um mês a IC atua como mediadora de conhecimento ao informar e conscientizar a todos sobre a importância da segurança no trânsito.
Velocidade compatível se aprende nos ensinamentos de direção defensiva, afinal isso se trata também de segurança e de ser um motorista defensivo, ou seja, a velocidade compatível é aquela em que o condutor tem total domínio do veículo, conseguindo imobilizá-lo frente a situações inesperadas no trânsito.
Existem regras básicas a respeito da velocidade compatível que compartilharemos neste artigo.
1 - Utilize o veículo em velocidade compatível com a via;
2 - O limite de velocidade máximo deve ser respeitado;
3 - Caminhões devem se manter em sua faixa e evitar a mudança de faixa sem precisão e sinalização.
Essas regras servem para todos a qualquer momento, são boas maneiras e boas práticas que ajudam as rodovias a diminuírem as estatísticas de acidentes fatais.
Se tem dúvidas sobre algum outro tema, confira outros artigos em nosso blog, estamos sempre trabalhando com a conscientização.
Menos pressa e mais vida deveria ser o slogan e o modo de vida de todos os cidadãos que estão continuamente no trânsito.