Reflita sobre a seguinte situação: que pessoa em sã consciência sabe que um item pode salvar sua vida e mesmo assim faz questão de não utilizá-lo? Não conhecemos todos os motivos pelos quais uma pessoa pode recusar usar algo que é bom para ela, mas sabemos que alguns acessórios ou todos eles que compõe um veículo estão lá justamente para preservar vidas e cumprir sua função.
O cinto de segurança é esse item obrigatório e que com toda a certeza salva vidas, seu uso não é apenas esporádico ou quando se está em alta velocidade, independente de onde estiver dirigindo ou a qual velocidade, usá-lo é essencial.
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) deixa bem claro sobre o uso do cinto de segurança no dia a dia e todas as punições sofridas caso seu uso seja descartado.
Vamos conhecer algumas dessas leis?
A primeira delas se encontra no Art.65: “É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.”
Art.167: “Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65: Infração - grave; Penalidade - multa; Medida administrativa - retenção do veículo até colocação do cinto pelo infrator.”
Art.64 : “As crianças com idade inferior a 10 (dez) anos que não tenham atingido 1,45 m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura devem ser transportadas nos bancos traseiros, em dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura, salvo exceções relacionadas a tipos específicos de veículos regulamentadas pelo Contran.”
Art.168: “Transportar crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança especiais estabelecidas neste Código: Infração - gravíssima; Penalidade - multa; Medida administrativa - retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.”
O objetivo do cinto é manter o passageiro e motorista seguros em sua poltrona, além de protegê-lo em uma possível colisão evitando que o mesmo seja arremessado para fora do veículo. Outro fator importante e que todos precisam conhecer é que em uma possível colisão uma pessoa de 70 kg é projetada a frente com um peso que corresponde a 350 kg, imaginem o impacto que essa pessoa sofreria sem o cinto?
Já foi confirmado que quando uma pessoa utiliza o cinto ela tem 7x mais chances de sobreviver a um acidente. Independente se é adulto ou criança, todos precisam e devem usar esse item obrigatório e que salva vidas, não utilizando você coloca em risco a vida de outras pessoas além da sua.
Vamos juntos compartilhar essa campanha de conscientização!